Arpa – agência formada em 1958 pelo departamento de defesa dos Estados Unidos com a missão de mobilizar recursos de pesquisa, principalmente do mundo universitário, com o objetivo de alcançar superioridade tecnológica militar em relação à União Soviética na esteira do lançamento do primeiro Sputnik em 1957. (A galáxia da Internet – Lições da história da Internet)
Arpanet – uma rede de computadores montada pela Advanced Research Projects Agency (ARPA) em setembro de 1969. A Arpanet era um pequeno programa justificado como uma maneira de permitir aos vários centros de computadores e grupos de pesquisa que trabalhavam para a agência compartilhar on-line tempo de computação. (A galáxia da Internet – Lições da história da Internet)
Comunidades virtuais – cultura das comunidades fontes de valores que moldaram comportamento e organização social.
Crackers – subculturas de um universo hacker muito mais vasto. (A galáxia da Internet – A Cultura da Internet)
Cultura da Internet – é a cultura dos criadores da Internet. Cultura é o conjunto de valores e crenças que formam o comportamento. (A galáxia da Internet – A Cultura da Internet)
Cultura empresarial – cultura dos empresário que investem dinheiro e trabalho para o desenvolvimento da Internet. (A galáxia da Internet – A Cultura da Internet)
Digitalização – Linguagem universal que permite tratar todos os tipos de informação sob um mesmo princípio. (linguagens líquidas na era da mobilidade – O texto em ambientes de hipermídia)
Hackers – cultura que diz respeito ao conjunto de valores e crenças que emergiu das redes de programadores de computador que interagiam on-line em torno de sua colaboração em projetos definidos de programação criativa. (A galáxia da Internet – A Cultura da Internet)
Hiperlink – conexão entre dois pontos no espaço digital, um conector especial que aponta para outras informações disponíveis e é o capacitador essencial do hipertexto. (linguagens líquidas na era da mobilidade – O texto em ambientes de hipermídia)
Hipermídia – junção do hipertexto com a multimídia, esta formada pela justaposição de textos, sons e imagens das mais diversas ordens. (linguagens líquidas na era da mobilidade – O texto em ambientes de hipermídia)
Hipertexto – são vínculos não lineares entre fragmentos textuais associativos, interligados por conexões conceituais(campos), indicativas(chaves), ou por metáforas visuais(ícones) que remetem, ao clicar de um botão, de um percurso de leitura a outro, em qualquer ponto da informação ou para diversas mensagens, em cascatas simultâneas e interconectadas. Depois de algum tempo, o hipertexto passou a coabitar com os multimeios, misturas de sons, ruídos, imagens de todos os tipos, fixas e animadas, configurando os ambientes de hipermídia. (linguagens líquidas na era da mobilidade – O texto em ambientes de hipermídia)
Internet – é um sistema automatizado de informação. (Pensar a Internet – Dominique Wolton)
Informação – um segmento ligado a um conjunto de conhecimentos. (Pensar a Internet – Dominique Wolton)
Internet Explorer – navegador criado em 1995 pela Microsoft lançado junto do Windows 95. (A galáxia da Internet – Lições da história da Internet)
Links – são os tijolos básicos da construção do hipertexto. Consistem em geral naquilo que cabe em uma tela. (linguagens líquidas na era da mobilidade – O texto em ambientes de hipermídia)
Linux – criado em 1991, é um sistema operacional baseado no UNIX, distribuído gratuitamente pela Internet. (A galáxia da Internet – Lições da história da Internet)
Memex – ou memory expander, é um dispositivo no qual uma pessoa arquiva todos os seus livros, discos e comunicações através de um mecanismo que pode ser consultado com velocidade e flexibilidade. (linguagens líquidas na era da mobilidade – O texto em ambientes de hipermídia)
MILNET – criado em 1983, é uma rede independente para usos militares específicos. (A galáxia da Internet – Lições da história da Internet)
Navegação – processo interativo que responde as nossas escolhas com o potencial de rastrear um vasto mundo de informações. (linguagens líquidas na era da mobilidade – O texto em ambientes de hipermídia)
Netscape Navigator – primeiro navegador comercial disponível na Net em outubro de 1994. (A galáxia da Internet – Lições da história da Internet)
Receptor – o usuário final de cujas expectativas e aderência aquilo que lhe é proposto jamais se está certo. (Pensar a Internet – Dominique Wolton)
Reticularidade – refere-se ao diagrama do hipertexto que se caracteriza como uma estrutura com o formato de uma rede. (linguagens líquidas na era da mobilidade – O texto em ambientes de hipermídia)
Sinal digital – é o fluxo de bits estocado em um disco laser e agrupado em pacotes, sendo suscetível de ser tratado por qualquer computador. (linguagens líquidas na era da mobilidade – O texto em ambientes de hipermídia)
TCP/IP – Inicialmente apenas TCP, criado em 1973 como um projeto do protocolo de controle de transmissão padronizado. Mais tarde, em 1978, foi modificado e acrescentado a ele um protocolo intra-rede(IP), o que gerou o protocolo TCP/IP, padrão segundo o qual a Internet continua operando até hoje. (A galáxia da Internet – Lições da história da Internet)
Tecnoelites – cultura da crença ao desenvolvimento científico e tecnológico como um elemento decisivo no progresso da humanidade. (A galáxia da Internet – A Cultura da Internet)
Topologia – manutenção do todo independente das ações que o sistema possa sofrer. O fato de não acessar um dos conteúdos, não significa ignorar a sua existência, não altera a compreensão do todo ao término da experiência. (linguagens líquidas na era da mobilidade – O texto em ambientes de hipermídia)
Www – sigla referente a world wide web, criado em 1990, é um programa navegador/editor. Esse software de navegador da web foi lançado na net em agosto de 1991. (A galáxia da Internet – Lições da história da Internet)
Ótima análise e coletânea dos textos. Seria interessante trabalhar mais em cima a definição de internet.
ResponderExcluirGostei! Bastante facil de visualizar o blog, parabens!
ResponderExcluirAchei o layout do blog bem clean... Interessante abordagem do glossário!
ResponderExcluiroI GENTE PRIMEIRA VEZ QUE EU TO PASSANDO AQUI NO BLOG DE VCS,
ResponderExcluirADOREI!
MUITO BOM O GLOSSÁRIO, VOU LER OOS OUTROS POSTS ;)