quinta-feira, 14 de junho de 2012
O que evitar em uma campanha publicitária
1 - não definir claramente o "target" da campanha - uma campanha de publicidade só pode ir em frente se tiver o público-alvo bem definido.
2 - não se distinguir da concorrência - Não conseguir descobrir algo que seja digno de destaque sobre a marca que ajude a motivar e conquistar o consumidor, é garantir o insucesso da campanha.
3 - não conhecer bem o "público-alvo" - O ideal é recorrer a estudos de mercado ou pesquisas junto de potenciais clientes para verificar a sua receptividade.
4 - errar na mensagem - Uma boa ideia resulta de um “salto criativo”, dado em cima de uma orientação clara espelhada na mensagem. Quanto mais inspiradora e relevante ela for, melhor será a ideia criativa daí resultante. Portanto, discuta com a agência exaustivamente para que o briefing seja o inspirador das boas ideias.
5 - prejudicar a eficácia em prol da criatividade - Uma campanha pode ser tecnicamente brilhante, ganhar prêmios de criatividade, mas, na prática, não atingir o alvo e fracassar por completo. Se os consumidores a quem a mensagem supostamente deveria se dirigir não a perceberem, também não irão identificá-la como dirigida a eles e não a reterão em suas mentes.
6 - não levar em consideração os aspectos culturais - Diferentes culturas interpretam e reagem à mesma mensagem publicitária de formas diferentes. Por isso, é essencial definir uma estratégia consistente e ao mesmo tempo flexível para não ferir suscetibilidades. O mesmo se aplica à utilização de estereótipos que podem ser encarados como um insulto, além de ajudarem a reforçar preconceitos sociais.
7 - escolher os meios publicitários errados - Muitas vezes para determinado produto chegar ao seu alvo, bastará um anúncio numa revista de menor tiragem, por exemplo, de uma determinada ordem profissional: chega a um número restrito de pessoas, mas essas podem ser exatamente o público-alvo do produto ou serviço em causa.
8 - não definir um orçamento publicitário - É muito importante que, antes de dar qualquer passo, seja definido o valor que tem disponível no seu orçamento para publicidade e o apresente com clareza à agência que escolheu ou ao seu próprio departamento de publicidade. Os métodos, os meios e as pessoas que estarão envolvidas na campanha serão escolhidos também em função dele.
9 - não confiar a campanha a profissionais - Se a sua empresa não tem um departamento de publicidade, pense duas vezes antes de avançar com uma campanha feita por amadores. Apesar de ser mais dispendioso, é mais seguro entregar estes assuntos a quem sabe. Caso contrário, arrisca-se a gastar dinheiro e outros recursos em vão. A publicidade tem técnicas e métodos específicos que só os profissionais da área dominam.
10 - não ter um critério claro na escolha da agência -
Pense no que pretende de uma agência de publicidade.
- Quer contratá-la para um projeto de curta duração, ou para uma campanha de publicidade para maior tempo?
- O seu orçamento permite contratar uma grande agência. É mesmo isso que pretende?
- Uma grande agência pode não ser necessariamente a melhor para a sua empresa, nem ir ao encontro às suas necessidades ou orçamento.
É essencial fazer uma prospecção de mercado, marcar reuniões com algumas delas e obter referências sobre trabalhos anteriores. Desta forma, vai se reduzindo a amostra. No final, terá que selecionar uma entre as três ou quatro “finalistas”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário