sábado, 2 de junho de 2012

Minha marca está nas principais redes sociais. E agora?

"Muito bem. Agora já temos um perfil no facebook. Só precisamos contratar um estagiário para começar a falar sobre a nossa marca ou produto nas redes sociais."

Provavelmente este é um exemplo típico de uma conversa entre diretores e gerentes de marketings na maioria das empresas quando o assunto é rede social.

Mas se você é gerente de marketing ou é analista de midia social, você tem a sorte de trabalhar em uma das áreas mais procuradas da internet. E se este for o seu caso, você sabe muito bem que isto é apenas a ponta do iceberg e portanto o início de um longo e árduo trabalho.

Se você é da área de comunicação sabe muito bem o que está faltando aqui. O feedback. O que o seu cliente ou potencial cliente está falando sobre a sua ação de comunicação, sua última campanha na mídia, nas redes sociais.

Hoje não existe um consenso sobre a melhor ferramenta disponível no mercado. O que sabemos é o seguinte: Estamos transmitindo uma mensagem aos principais públicos de interesse da marca. Algumas ferramentas nos possibilitam monitorar o que nossos consumidores estão falando sobre a nossa última campanha, nossa marca ou produto, ou seja, como esta mensagem foi recebida-percebida pelo consumidor.

E você como gerente de marketing, analista ou profissional de comunicação precisa saber o que estão falando e quantos estão falando para poder avaliar e medir o retorno sobre uma determinada ação de comunicação, isto é, se você teve sucesso ou fracasso. Se a lembrança da marca aumentou, se o novo produto agradou, se ele funciona corretamente, ou se ainda, ele entrega o que promete. Tudo pode ser avaliado e medido.

A essa altura você já deve ter percebido que estar nas redes sociais não é o suficiente. Você precisa monitorar o que estão falando da sua marca, campanha ou produto nas milhões de páginas espalhadas pela web. Você precisa saber qual o impacto que a sua marca possuí nas redes sociais e principalmente o impacto da sua marca em relação aos seus principais concorrentes.

Mas e agora? Qual ferramenta devo escolher? Preparamos uma lista com as principais ferramentas disponíveis hoje no mercado. Todas possuem pontos fortes e fracos. Não existe ainda uma ferramenta ideal.

1. Google Analytics - Social Report
2. HootSuite
3. Reputation
4. SocialMention
5. Radian6
6. Sysomos
7. Beevolve
8. SocialSeek
9. TweetDeck
10. BrandWatch

4 comentários:

  1. como o proprio texto ja fala eh uma das areas da internet mais procuradas, por isso tem bastante resultado (dodo)

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  2. Olá Dodo,

    Obrigado pelo comentário e pela visita!

    Abs,

    Carlos

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  3. Boa! Mostrar que não é só ir lá, criar diversos perfis na rede e pronto, está feito o meio de propagar a minha marca. Não! A propagação e organização social da marca vai muito além. O acompanhamento deve estar atualizado, e pra isso temos tais programas mostrados no post. Parabéns!

    Por Carolina Prupere.

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  4. Acho legal mostrar que a propaganda/publicidade é mais do que criatividade!
    Existe um sentido, um processo, um conhecimento e uma organização para tudo aquilo funcionar!

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