Escrito por Chris Anderson, o livro explica o fenômeno da "Cauda Longa"
em uma obra que se tornou um dos mais influentes ensaios sobre negócios
de nosso tempo.
Usando o mundo dos filmes, dos livros e das músicas,
o autor nos mostra que a Internet deu origem a um novo universo, em que a receita
total de uma multidão de produtos de nicho, com baixos volumes de
vendas, é igual à receita total dos poucos grandes sucessos.
Então, cunhou o termo "Cauda Longa" para descrever essa situação, o
qual, desde então, tem sido citado com destaque pela alta gerência das
empresas e pelos meios de comunicação em todo o mundo.
Anderson nos explica que
"embora
ainda estejamos obcecados pelos sucessos do momento, esses hits já não são mais a força econômica de outrora. Mas, para onde
estão debandando aqueles consumidores volúveis, que corriam atrás do
efêmero? Em vez de avançarem como manada numa única direção, eles agora
se dispersam ao sabor dos ventos, à medida que o mercado se fragmenta em
inúmeros nichos".
Agora, neste livro, Anderson
mostra como chegamos a esse ponto e revela as enormes oportunidades daí
decorrentes: para novos produtores, para novos agregadores e para novos
formadores de preferências. Ele também analisa a economia da reputação; o
fim dos estoques; o efeito Wal-Mart; o poder da produção colaborativa e
a ascensão de uma grande cultura paralela.
O livro tem 256 páginas, foi lançado no Brasil em 2006 e continua sendo
referência para estudantes de administração, marketing e internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário