terça-feira, 12 de junho de 2012

E a dica é: A Cauda Longa: Do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho

Escrito por Chris Anderson, o livro explica o fenômeno da "Cauda Longa" em uma obra que se tornou um dos mais influentes ensaios sobre negócios de nosso tempo.

Usando o mundo dos filmes, dos livros e das músicas, o autor nos mostra que a Internet deu origem a um novo universo, em que a receita total de uma multidão de produtos de nicho, com baixos volumes de vendas, é igual à receita total dos poucos grandes sucessos.
Então, cunhou o termo "Cauda Longa" para descrever essa situação, o qual, desde então, tem sido citado com destaque pela alta gerência das empresas e pelos meios de comunicação em todo o mundo.
Anderson nos explica que "embora ainda estejamos obcecados pelos sucessos do momento, esses hits já não são mais a força econômica de outrora. Mas, para onde estão debandando aqueles consumidores volúveis, que corriam atrás do efêmero? Em vez de avançarem como manada numa única direção, eles agora se dispersam ao sabor dos ventos, à medida que o mercado se fragmenta em inúmeros nichos".
Agora, neste livro, Anderson mostra como chegamos a esse ponto e revela as enormes oportunidades daí decorrentes: para novos produtores, para novos agregadores e para novos formadores de preferências. Ele também analisa a economia da reputação; o fim dos estoques; o efeito Wal-Mart; o poder da produção colaborativa e a ascensão de uma grande cultura paralela.
O livro tem 256 páginas, foi lançado no Brasil em 2006 e continua sendo referência para estudantes de administração, marketing e internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário