quinta-feira, 14 de junho de 2012

A Rede Social e os hábitos do usuário

Segundo o The New York Times, o Facebook começou a testar um recurso chamado "oferta em tempo real", que permite que anunciantes coloquem a marca em partes da rede social em horários específicos. O objetivo é aumentar a receita com a publicidade feita.
 
O que se via antes no cinema em algumas ficções cientificas pode agora começar a se tornar realidade. O Facebook Exchange rastreia membros da rede social depois que eles deixam o site para mostrar anúncios que estejam de acordo com seus hábitos.
A rede social também desenvolveu um sistema que usa os cookies do navegador do usuário para mostrar anúncios baseados nos seus hábitos de internet. Assim, um usuário que costuma visitar muitos sites de viagens, por exemplo, pode ver anúncios na rede social relacionados a passagens aéreas, ou lugares para visitar.
O Facebook garante que não vai compartilhar as informações coletadas dos usuários com os publicitários, e que é possível desativar o rastreamento após deixar o site nas configurações de privacidade.
 

Aplicativos que ajudam na luta contra a balança...

Para quem quer ou precisa perder peso, ou mesmo se manter em forma, ou até para os apaixonados em exercícios, há aplicativos que podem ajudar:

O Treino Diário de Abdominais (Android) disponível para iOS e Android apresenta exercícios para trabalhar toda a região abdominal. Com aulas em vídeo, uma personal trainer virtual ensina várias rotinas de movimentos rápidos e eficazes que podem ser feitos todos os dias. Dá para escolher a duração do treino entre cinco a dez minutos, e a freqüência com que você deseja se exercitar: a cada dois dias, a cada três dias e por aí vai.


O Yoga at Home  reúne alguns dos vídeos mais assistidos do YouTube, com aulas práticas de posições iogues. Só tem um detalhe: o Yoga at Home só está disponível para quem tem iPHone ou iPad. Se você é da turma do Android, e também quer se esticar seguindo os ensinamentos iogues, a alternativa é a Yoga-pedia, que tem as mesmas funções do Yoga at Home.


Para quem está brigando com a balança, há o  Perder Peso (para mulheres) e o Perder Peso (para homens) onde você encontra aulas em vídeo com depoimentos, dicas de instrutores e nutricionistas, e fotos de "antes/depois" de outros usuários. E o aplicativo sugere exercícios específicos para homens e mulheres. Para eles, a série é mais pesada. Para elas, mais leve. Esse aplicativo, por enquanto, só para iPhones e iPads.

Ainda na luta pela silhueta esbelta, dá para buscar apoio nos  Dieta e Saúde (iOS) e Dieta e Saúde (Android). A idéia se apóia na contagem das calorias que você ingere. As calorias são transformadas em pontos, para facilitar o controle. Também dá para consultar uma tabela completa com a quantidade de calorias, carboidratos e outros elementos presentes nos alimentos.

Para encerrar: se você tem Windows Phone, os aplicativos também começam a aparecer. Uma ótima pedida é o VidaBoa, que contém um guia nutricional para orientar sua alimentação.

Decora.me - Uma Rede Social para Decoração/Arquitetura

O Decora.me é uma rede social brasileira que tem seu foco muito específico: Decoração/Arquitetura. Ele vem com a proposta de poder oferecer inspiração para designers, arquitetos, e outras profissões que se utilizam da inspiração e criatividade.
O site vai de referências para a decoração de ambientes, passando por objetos que lhes darão um toque especial, o foco é promover um intercâmbio de idéias dinâmico e porque não dizer, divertido. Possuem uma interface simples e de fácil usabilidade. 

6º Top of Mind Internet

O UOL anunciou no dia 8 de maio os premiados na 6ª edição do prêmio Top of Mind Internet, levantamento realizado pelo Instituto DataFolha que revela as marcas mais lembradas pelos internautas em 22 categorias. Também foram oferecidas seis premiações especiais.
McDonald’s (lanchonete), Sony (câmera digital), Visa (cartão de crédito), Skol (cerveja) e Coca-cola (refrigerante) foram campeãs em suas áreas pelo sexto ano consecutivo. Outras marcas aparecem na liderança pela primeira vez, como Sadia (categoria Fabricante de alimentos, em empate com a Nestlé) e Mercado Livre (Comércio eletrônico, em empate com Americanas.com).
A pesquisa ouviu pessoas com 14 anos ou mais, que acessam a internet em casa pelo menos três vezes por semana...
Veja abaixo as marcas vencedoras da 6ª edição do prêmio Top of Mind Internet.

O que evitar em uma campanha publicitária


 1 - não definir claramente o "target" da campanha - uma campanha de publicidade só pode ir em frente se tiver o público-alvo bem definido.
2 - não se distinguir da concorrência - Não conseguir descobrir  algo que seja digno de destaque sobre a marca que ajude a motivar e conquistar o consumidor, é garantir o insucesso da campanha.
3 - não conhecer bem o "público-alvo" -  O ideal é recorrer a estudos de mercado ou pesquisas junto de potenciais clientes para verificar a sua receptividade.
4 - errar na mensagem - Uma boa ideia resulta de um “salto criativo”, dado em cima de uma orientação clara espelhada na mensagem. Quanto mais inspiradora e relevante ela for, melhor será a ideia criativa daí resultante. Portanto, discuta com a agência exaustivamente para que o briefing seja o inspirador das boas ideias.
5 - prejudicar a eficácia em prol da criatividade - Uma campanha pode ser tecnicamente brilhante, ganhar prêmios de criatividade, mas, na prática, não atingir o alvo e fracassar por completo. Se os consumidores a quem a mensagem supostamente deveria se dirigir não a perceberem, também não irão identificá-la como dirigida a eles e não a reterão em suas mentes.
6 - não levar em consideração os aspectos culturais - Diferentes culturas interpretam e reagem à mesma mensagem publicitária de formas diferentes. Por isso, é essencial definir uma estratégia consistente e ao mesmo tempo flexível para não ferir suscetibilidades. O mesmo se aplica à utilização de estereótipos que podem ser encarados como um insulto, além de ajudarem a reforçar preconceitos sociais.
7 - escolher os meios publicitários errados - Muitas vezes para determinado produto chegar ao seu alvo, bastará um anúncio numa revista de menor tiragem, por exemplo, de uma determinada ordem profissional: chega a um número restrito de pessoas, mas essas podem ser exatamente o público-alvo do produto ou serviço em causa.
8 - não definir um orçamento publicitário - É muito importante que, antes de dar qualquer passo, seja definido o valor que tem disponível no seu orçamento para publicidade e o apresente com clareza à agência que escolheu ou ao seu próprio departamento de publicidade. Os métodos, os meios e as pessoas que estarão envolvidas na campanha serão escolhidos também em função dele.
9 - não confiar a campanha a profissionais - Se a sua empresa não tem um departamento de publicidade, pense duas vezes antes de avançar com uma campanha feita por amadores. Apesar de ser mais dispendioso, é mais seguro entregar estes assuntos a quem sabe. Caso contrário, arrisca-se a gastar dinheiro e outros recursos em vão. A publicidade tem técnicas e métodos específicos que só os profissionais da área dominam.
10 - não ter um critério claro na escolha da agência -
Pense no que pretende de uma agência de publicidade.
- Quer contratá-la para um projeto de curta duração, ou para uma campanha de publicidade para maior tempo?
- O seu orçamento permite contratar uma grande agência. É mesmo isso que pretende?
- Uma grande agência pode não ser necessariamente a melhor para a sua empresa, nem ir ao encontro às suas necessidades ou orçamento.
É essencial fazer uma prospecção de mercado, marcar reuniões com algumas delas e obter referências sobre trabalhos anteriores. Desta forma, vai se reduzindo a amostra. No final, terá que selecionar uma entre as três ou quatro “finalistas”.

Preocupações para um Estagiário de Publicidade e Propaganda


Em qualquer área, o estágio é uma fase importante para sua carreira. Ele é um laboratório que lhe dará base para o seu desenvolvimento profissional.

Deve-se para isso manter um equilíbrio entre o estágio e a faculdade. O estágio pode lhe garantir um futuro e a faculdade é o seu presente.

Mas atenção, há alguns ítens que se deve prestar atenção:

1 deve-se ter iniciativa.

2 esteja disposto a aprender.

3 tente se entrosar com as pessoas a sua volta.

4 não falte ou se atrase, o que pode demonstrar falta de interesse.

5 não pense apenas na bolsa-auxílio, pense a longo prazo, pense no seu futuro.

6 não tenha medo de perguntar, tenha medo é de errar.

7 não use linguagem muito informal.

8 demonstre preocupação com sua aparência.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Evite o trânsito! Use a internet...


Você está cansado de perder horas e mais horas dentro do carro, parado no trânsito? Já se perguntou de que forma a internet e a tecnologia de uma maneira geral podem te ajudar? Aqui vão algumas opções...

A primeira dica para tentar facilitar um pouco sua vida no trânsito é provavelmente a mais óbvia: a seção de mapas do maior buscador online, o Google Maps... Nele é possível monitorar o trânsito em tempo real. Para ganhar alguns minutos preciosos no seu dia, não custa checar as condições do seu caminho antes de sair de casa. Fuja das vias marcadas em vermelho e aproveite o mapa para buscar rotas alternativas... Se preferir, digite o endereço de destino e o site calcula o tempo estimado do percurso a ser percorrido, já levando em conta o trânsito. Para quem já estiver fora de casa, o serviço também está disponível gratuitamente em smartphones e tablets com acesso à internet. Quem usa garante que o serviço funciona e muito bem.

Outra opção são os sites que oferecem acesso às câmeras de monitoramento do trânsito em tempo real. Neles é possível conferir a situação das vias de maior movimento nas principais capitais do país. Nós encontramos acesso a câmeras em São Paulo (Câmeras São Paulo), Rio de Janeiro(Câmeras Rio de Janeiro ), Belo Horizonte(Câmeras Belo Horizonte) e Salvador(Câmeras Salvador) onde o a função é tentar fugir de congestionamentos e optar por caminhos alternativos. Vale a pena dedicar alguns minutos antes de sair de casa... Para quem mora em São Paulo, existe ainda este monitor(Monitor São Paulo) que aponta a tendência do trânsito e as regiões com maiores índices de lentidão.

terça-feira, 12 de junho de 2012

5 formatos que fazem a diferença para sua marca

 
A MediaMind, fornecedora mundial de soluções de tecnologia para publicidade digital, produziu um estudo no mercado publicitário com intuito de otimizar a utilização de mídia, criativos e dados para aumentar o desempenho das campanhas e revelou os cinco formatos de publicidade online que apresentam a melhor performance para campanhas digitais
A pesquisa analisou a 'Taxa de Dwell' e a 'Duração Média de Dwell' de mais de 300 mil anúncios criativos. De acordo com a pesquisa, os formatos com rendimento mais alto são: 
Sidekick (Rising Star IAB);  
Pushdown (Rising Star IAB);  
Homepage Takeover
Anúncios no Messenger
e Video Extender.
Para Peter Minnium, diretor de Digital Brand Initiatives do IAB, o estudo constata que o mercado já está adotando formatos inovadores como o Sidekick e o Pushdown com ótimos resultados. A pesquisa revelou que o Sidekick proporciona uma Taxa de Dwell 60% superior aquela registrada para Banners Polite. Além disso, os usuários tendem a interagir 164% mais com o Banner Pushdown.
“Como os usuários migram cada vez mais dos meios de comunicação tradicionais, como revistas e jornais, para a publicidade online, os anunciantes devem se conscientizar que o formato de um anúncio representa uma parte fundamental da criatividade”, comenta Gal Trifon, diretor-geral da MediaMind e diretor de Publicidade Digital da DG.
Para fazer o download do estudo “5 formatos que fazem a diferença para sua marca” basta clicar aqui.

Sua cidade também oferece alguma facilidade tecnológica?

Desde março desse ano, quem mora em Jundiaí, cidade de 370 mil habitantes, próxima à capital paulista, já pode navegar pela internet sem gastar um centavo. Basta estar num dos parques ou terminais de ônibus do município e, é claro, ter um nas mãos um smartphone, tablet ou computador com conexão Wi-Fi. E a novidade já faz sucesso. Em menos de três meses de operação, já são mais de seis mil usuários cadastrados e uma média de 250 acessos simultâneos todos os dias.
Em alguns lugares, mesmo quem não tem um smartphone ou tablet pode usar a internet, pois há computadores conectados à rede - e até impressoras disponíveis gratuitamente.
Para oferecer esses serviços à população, Jundiaí recorreu a tecnologia de ponta. Aqui, foi o WiMAX que fez a diferença. O Wimax pode ser encarado como uma evolução do Wi-Fi. A partir de uma conexão Wimax, é possível oferecer até quarenta conexões simultâneas em cada local com velocidades de até 10 MB. Funciona assim: em cada terminal ou parque conectado, uma antena WiMAX recebe o sinal do provedor de internet. Neste mesmo poste, um rádio capta este sinal e o transmite para as redondezas via Wi-Fi; assim, com um notebook, tablet ou smartphone você se conecta instantaneamente à web.
A aposta valeu a pena. Jundiaí ficou em primeiro lugar no Estado de São Paulo no Índice Brasil de Cidades Digitais 2011. Neste mesmo levantamento, realizado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, o município ocupa a quinta posição no ranking nacional à frente inclusive da capital paulista.
"Levamos a tecnologia para os parques e, imediatamente, as pessoas começaram a usá-la. Isso é sinal de que é muito melhor se estar em um parque, onde você tem luminosidade e ar puro", declarou Walter da Costa e Silva, secretário de serviços públicos de Jundiaí.
O presidente da companhia de informática de Jundiaí, Daniel Bocalão, também apoia a ideia. "O acesso é livre. A pessoa precisa apenas fazer um cadastro e, feito isso, poderá utilizar o serviço de qualquer lugar".
 Mas para se consagrar como a primeira cidade do Estado em soluções tecnológicas para a população, Jundiaí foi além das conexões gratuitas. Hoje, a cidade tem uma central de agendamento de consultas online para os usuários da rede de saúde pública e está prestes a lançar um aplicativo para smartphones e tablets para que a população possa se relacionar mais facilmente com a prefeitura.
"Imagine você chegar em um local e ver um buraco ou terreno mal cuidado. Daquele lugar você pode tirar uma foto, descrever o motivo e encaminhar para a prefeitura, podendo acompanhar o papel do governo através de um aplicativo", completou Bocalão.
Todas essas soluções podem – e devem – servir de exemplo para outras cidades brasileiras. Aliás, vendo o que fez Jundiaí, perguntamos: porque mais cidades não adotam iniciativas como essas? Sua cidade também oferece alguma facilidade tecnológica?

Pai nosso do publicitario

E a dica é: A Cauda Longa: Do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho

Escrito por Chris Anderson, o livro explica o fenômeno da "Cauda Longa" em uma obra que se tornou um dos mais influentes ensaios sobre negócios de nosso tempo.

Usando o mundo dos filmes, dos livros e das músicas, o autor nos mostra que a Internet deu origem a um novo universo, em que a receita total de uma multidão de produtos de nicho, com baixos volumes de vendas, é igual à receita total dos poucos grandes sucessos.
Então, cunhou o termo "Cauda Longa" para descrever essa situação, o qual, desde então, tem sido citado com destaque pela alta gerência das empresas e pelos meios de comunicação em todo o mundo.
Anderson nos explica que "embora ainda estejamos obcecados pelos sucessos do momento, esses hits já não são mais a força econômica de outrora. Mas, para onde estão debandando aqueles consumidores volúveis, que corriam atrás do efêmero? Em vez de avançarem como manada numa única direção, eles agora se dispersam ao sabor dos ventos, à medida que o mercado se fragmenta em inúmeros nichos".
Agora, neste livro, Anderson mostra como chegamos a esse ponto e revela as enormes oportunidades daí decorrentes: para novos produtores, para novos agregadores e para novos formadores de preferências. Ele também analisa a economia da reputação; o fim dos estoques; o efeito Wal-Mart; o poder da produção colaborativa e a ascensão de uma grande cultura paralela.
O livro tem 256 páginas, foi lançado no Brasil em 2006 e continua sendo referência para estudantes de administração, marketing e internet.

as redes e as crises sociais

Uma das formas de saber qual vai ser o futuro econômico de um país é analisando como são as mensagens compartilhadas pelas redes sociais. Segundo a pesquisa realizada pela consultoria SAS e a ONU é possível antecipar picos de desemprego em um país de acordo com o sentimento dos internautas em sites como Twitter e Facebook ou blogs.
A pesquisa foi feita nos Estados Unidos e na Irlanda e comparava o “humor” dos comentários com os índices de desemprego nesses países. O que se viu era que boatos sobre férias coletivas, redução de salários e falta de emprego se espalhavam nas redes sociais antes dos índices caírem.

O tempo de “previsão da crise” foi de quatro meses nos Estados Unidos e cinco meses na Irlanda. Quando conversas classificadas como “confiantes” (ex: vou arranjar um trabalho novo) começaram a aparecer na internet, os indicadores econômicos melhoraram cerca de dois meses depois.

I-sah Hsieh, gerente do SAS e um dos coordenadores da pesquisa, diz que as redes sociais podem servir como termômetro da situação em um país: “Este tesouro inexplorado pode fornecer respostas em tempo real sobre como melhorar a segurança pública, as relações com os cidadãos e apoiar investigações sociológicas importantes". Então já sabe: se quer olhar para o futuro de um país, vá para as redes sociais observar o que as pessoas dizem.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Aumenta o número de pessoas à frente do computador no Brasil

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Ibope Nielsen mostra que o número de internautas no Brasil cresceu para 82,4 milhões de pessoas neste primeiro trimestre de 2012. Segundo o estudo, o crescimento foi de 3% em relação ao mês anterior e 5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Para chegar a esse resultado, foram levados em consideração os acessos em casa, no trabalho ou em lanhouses. O número de usuários que usaram a web em casa ou no trabalho em abril foi de 48,9 milhões, crescimento de 14% em relação ao mesmo período de 2011. 40 milhões de pessoas acessaram a internet em sua maioria de suas casas, crescimento de 14,2% se o dado for comparado com os colhidos em abril do ano passado.
O estudo ainda descobriu aumento do tráfego em certos tipos de sites, se comparados com o mês anterior – eventos (14,2%), estilo de vida (8,2%) gastronomia (5,5%) finanças (4,3%), hotéis (3,2%) são as áreas de maior expressão.

Um novo jeito de ler jornal


Sem dúvida uma ótima idéia da equipe do Jornal, para popularizar o Diário de notícias, além de uma verdadeira inovação no campo de leitura jornalística.
Quando você pensa que não podem inventar mais nada no campo de leitura...
Uma iniciativa do Jornal Metrô, que está sendo feita inicialmente nas grandes cidades Canadenses, onde foram espalhadas mini-caixinhas de jornal(algo muito comum por aquela região), para divulgar o aplicativo mobile e atrair mais adeptos .

Por meio dessas caixinhas o leitor poderá baixar o jornal diretamente para seu celular através do QR Code...


domingo, 10 de junho de 2012

O Leão na "Era Digital"

A partir de agora, o contribuinte poderá acessar informações sobre liberação das restituições das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física e verificar a situação cadastral de uma inscrição no CPF usando smartphones e tablets. Para isso, basta cadastrar o número do telefone no site da Receita. A informação é da Agência Estado. De acordo com a Receita, uma mensagem será remetida sempre que a restituição estiver disponível em conta para resgate.
Para fazer o cadastro, o contribuinte deverá acessar o endereço http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/SMSRestituicao/Default.asp. O mesmo poderá ainda cancelar ou alterar o número do celular para o recebimento da mensagem SMS a qualquer momento.
A Receita Federal lançou no último dia 6, quarta-feira, um aplicativo destinado aos aparelhos que têm sistema operacional Android e iOS (Apple iPhone). O aplicativo atenderá apenas a pessoas físicas. O nome do aplicativo é “Pessoa Física”. Nessa versão foram disponibilizados quatro serviços. Um deles é o “Restituição IRPF”, que libera a consulta do resultado da restituição das declarações desde 1999.
A partir da próxima sexta-feira, o contribuinte poderá verificar informações sobre o primeiro lote do IRPF 2012. O outro é “Consulta CPF”, que permite visualizar a situação cadastral na base de dados do Fisco, um dos serviços mais solicitados na página da Receita, segundo o órgão. O terceiro é o “Orientações sobre Restituição”, que responde às principais perguntas sobre restituição do IRPF. Há ainda o “Avaliação”, que permite que o usuário colabore com a melhora do aplicativo. O aplicativo é gratuito e o download pode ser feito no Android market (Google Play) ou na Apple Store.
“Com isso, estaremos oferecendo mais conforto, mais comodidade ao contribuinte”, disse a secretária-adjunta da Receita Federal do Brasil, Zayda Bastos Manatta. Ela salientou que os aplicativos são apenas para consultas e que as operações devem ser feitas no site ou em outros meios disponibilizados pela Receita. “A expectativa é oferecer novos serviços a partir dos smartphones e também dos tablets. Este é o primeiro passo. Temos de mensurar isso com a segurança ao cidadão”, comentou.

Quer reclamar sobre produtos e marcas na Internet? Muita calma nessa hora...

Quando pensam em fazer compras, muitos consumidores recorrem à tecnologia para ajudar, inclusive ainda para compartilhar opiniões e reclamações sobre determinada marca ou sobre um produto. O que a maioria não sabe é que se deve tomar muito cuidado ao expressar sua opinião na rede, pois, dependendo do caso, o cliente pode ser até penalizado.
O advogado Luís Felipe Silva Freire, presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes Eletrônicos da OAB/MG e diretor jurídico da Silva Freire Advogados, explica que nossa legislação permite que os usuários se manifestem, comentem o que gostaram e o que não gostaram, mas que mentiras e difamações a produtos e marcas podem provocar punição aos consumidores.“Essa análise é feita subjetivamente, ou seja, cada juiz pode ter seu próprio entendimento. É importante esclarecer ao consumidor que exageros e alegações falsas podem ser punidas”.
De acordo com Luís, “existem diversos casos de empresas que acionaram judicialmente um determinado cliente que postou afirmações falsas sobre a loja na internet. Em um dos casos de nosso escritório, conseguimos não apenas punir o ex-cliente como também retirar a página do ar, além de uma determinação de que ele não pode postar nada neste sentido novamente, sob pena do pagamento de multa diária”.Ele conta, ainda, que nos casos em que uma falsa notícia é veiculada por um concorrente, pode estar sendo cometido crime de concorrência desleal. “A grande maioria, pelo fato de lidar com a imagem da empresa, corre em segredo de justiça. Um exemplo bem comum é o de empresas que pedem a seus funcionários para postar informações falsas e comentários prejudiciais à empresa concorrente”.
No Brasil, um estudo liderado pela GFK Custom Research Brasil, concluiu que 30% dos usuários de internet no país utilizam as redes sociais para fazer reclamações ou recomendações sobre empresas e produtos, ficando à frente do México (23%) e Argentina (21%). No mundo esse índice é de 13%.

A Evolução dos Televisores

No que já chamamos outras vezes de Era Digital, as televisões deverão evoluir para tornarem-se completamente interativas e conectadas a serviços on-line, visando assim manter sua posição de centro das atenções dentro das residências.
As qualidades da imagem e do design não são mais tão importantes quanto a função dos aplicativos e recursos da internet e a habilidade de interagir com outros dispositivos, como telefones e tablets. "Smart Tvs continuarão a evoluir para serem dispositivos de comunicação interativos dentro de casa", disse o diretor de gestão da unidade de televisão da Panasonic, Hirotoshi Uehara.
As configurações mais recentes da Panasonic suportam browsers com HTML5, versão essa que permite aos desenvolvedores criar mais facilmente sites interativos, bem como aplicativos e serviços baseados em nuvem. As televisões da empresa interagem ainda com smartphones e tablets, permitindo aos usuários trocar fotos e vídeos entre os dispositivos e utilizar aparelhos como se fossem controles remotos. Uehara disse que a companhia contratou uma porção de programadores para desenvolverem seus programas. A atual estratégia da companhia visa posicionar as televisões no centro da "onda smart", na qual podem conectar serviços on-line e fazer downloads de softwares.
Sem falar que a indústria televisiva está preocupada com a Apple, por conta dos rumores de que a gigante prepara sua própria televisão.
Juntamente com outras marcas, como Sony e Sharp, a Panasonic tem lutado para evitar perdas em seus negócios televisivos. Em março, a companhia registrou o maior prejuízo na história de uma fabricante japonesa, quase 10 bilhões de dólares no ano fiscal.
A companhia continua a apostar na tecnologia plasma como parte da estratégia, que é tecnicamente superior a de LCD em áreas como velocidade de refresh da tela, mas ainda não consegue alcançar outros fabricantes. Isso porque equipamentos e componentes necessários para a produção estão cada vez mais escassos e caros. Ainda assim, Uehara afirmou que a companhia continuará a oferecer ambas as tecnologias - plasma e LCD.

Rede Social a serviço do Mercado de Trabalho

Você que é um internauta universitário ou recém formado a procura de uma chance de mostrar seu potencial já pode encontrar sua oportunidade nas Redes Sociais. Já está disponível há quatro meses a "atlz.com.br", uma rede social de recrutamento que tem como objetivo de formar o acesso às informações relacionadas à carreira e trazer oportunidades profissionais.

“O mercado global de recrutamento movimenta 400 bilhões de dólares, e a tendência é que a indústria fique ainda mais aquecida. Com bilhões investidos anualmente em novos projetos no País, cada vez mais será necessário talento com competências específicas para executá-los. Não resta dúvida de que o maior gargalo do potencial econômico do Brasil seja capital humano”, afirma Paula Guedes, fundadora da atlz.com.br.

O site está ainda em formato de teste mas possui mais de 12 mil cadastros. Sua sede é no Rio de Janeiro.
Quem quiser conferir é só clicar em atlz.com.br.

Mais exato que o Google?

Foi criado um algoritmo de buscas que se aprimorado pode ser mais preciso que o Google ou somar ao buscador um sistema de pesquisas um pouco mais minucioso. Pela feito, seu autor Nicholas Schiefer venceu na categoria de ciências da computação da feira de ciências Intel Foundation Young Scientist para jovens cientistas.
Apos o fato, Nicholas foi entrevistado pelo Wall Street Journal e explicou que alguns dos dispositivos atuais de sites e páginas da internet, como o do Facebook ou Twitter, por exemplo, exibem resultados limitados e palavras-chaves que, muitas vezes, não estão associadas ao que os usuários realmente desejam encontrar. Até então nenhuma novidade, pois bem, o que este cientista fez foi encontrar estatísticas relacionadas entre os termos pesquisados para então gerar um resultado mais completo, além de seu método simplificar a vida do internauta na hora de buscar por alguma coisa.
Mas nao pára por ai, Nicholas ainda disse que vai continuar trabalhando no projeto para torná-lo mais rápido e prático...
Um detalhe, Nicholas Schiefer tem apenas 17 anos...

sábado, 9 de junho de 2012

"Está você indo para o céu?"

Quando você acha que já viu de tudo, aparece algo que te faz repensar o que você conhecia até então...
Desde 2007, existe a "Line for Heaven", uma rede social que atrai os interessados em entrar na fila de espera para garantir um lugar no céu após a morte.
No momento em que o interessado se loga, aparece a pergunta "Está você indo para o céu?"

A foto principal do usuário é apelidada nesta rede de "alma". Assim que o internauta envia uma imagem, a alma do usuário entra na fila.Seus usuários adquirem pontos de ‘karma’, baseados em suas interações com os demais. A cada sete dias, os internautas com mais pontos ganham o título de anjos.

Além disso, os usuários podem também ganhar pontos com algumas ações. As atividades envolvem abençoar, jogar ou confessar os amigos. O objetivo é ficar mais próximo de Deus.

Para quem tiver curiosidade em acessar o site, é só clicar em Line for Heaven.

E por falar em cinema... "Deus da Carnificina" - Carnage

Eventualmente vamos aproveitar este espaço para falar de dicas de filmes, livros e afins que tenham relação com internet, publicidade ou ambos... Quem quiser dar sua contribuição sugerindo algum título, fique à vontade para nos escrever...
E o primeiro título que escolhemos é uma comédia dramática, adaptação de uma peça homônima da francesa Yasmina Reza, encenada no Brasil em 2011, dirigida de maneira magnífica por Roman Polanski e com um elenco dificilmente tão bem escolhido: Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz e John C. Reilly.
O filme é "Deus da Carnificina" - Carnage (eu sei o que voce está pensando, mas eu não tive como escolher um nome melhor para o lançamento no Brasil...)
O argumento é simples de ser contado, se passa 99,9% em uma sala de um apartamento(mostrando que uma simples boa idéia pode sim render um ótimo filme), onde Polanski mostra as tentativas por vezes frustrantes de um acerto de contas entre dois casais. Um deles, formado pelos pais de um garoto de 11 anos que agrediu o filho do outro com um pau em um parque, quebrando-lhe dois dentes. Os dois meninos são colegas de classe.
Mas o que tem o filme a ver com internet ou publicidade? Na verdade muito pouco... A própria publicidade do filme se apega ao nome do diretor e dos atores(o que convenhamos não é pouco) para chamar a atenção do seu público alvo. E honestamente eu só vim a conhecer o nome de Yasmina Reza depois de tomar conhecimento do filme... O que realmente importa aqui são as máscaras e os esteriótipos dos personagens, mostrando o que acontece quando há o choque de culturas e sociedades diferentes. Impossível deixar de rir e de não associar o personagem de Christoph Waltz ao post anterior, toda vez que ele atende ao celular.
Outro detalhe interessante é o fato do diretor ter produzido o roteiro durante os sete meses de sua prisão domiciliar, em seu chalé na Suíça, em 2009. Prisão essa resultado da velha pendência com a Justiça norte-americana, devido ao suposto estupro contra uma menor, 35 anos atrás.
Não só o roteiro, o filme inteiro é muito bom... Vejam o trailer, assistam ao filme e confiram...

quinta-feira, 7 de junho de 2012

"Nação Digital" (Digital Nation – Life on the Virtual Frontier)





"Nação Digital" é um documentário que nos leva a analisar e refletir como é a vida na chamada “Era da Digitalização”, e foi produzido em colaboração com o público através de uma plataforma digital, que por meio dela nos conta sua experiências...



O filme nos remete a pensar ao que significa estar em um mundo onde a digitalização reina e o que acontecerá com as futuras gerações por causa desse fenômeno... Será que existe algum problema em viver tantas coisas ao mesmo tempo? O aprendizado nas escolas terá algum prejuízo por conta disso?
Além do mais, você é daqueles que não consegue ficar mais de 15 minutos sem acessar o e-mail no celular? Fica horas e horas jogando God of War?

“Nação Digital” entrevistou especialistas de diferentes áreas como a informática e a psicologia, e usa isso para analisar várias questões como os jogos on-line que faz com que as pessoas das mais diferentes localidades se reúnem e as relatam conversando como se a vida delas já tivesse sido "salva" por alguém nunca visto “pessoalmente”. O filme também mostra problemas como manter a atenção de alunos nas aulas, que se distraem surfando na internet ou enviando torpedos. Falando em alunos, há também histórias de escolas que optaram por uma educação multimídia, como a Coréia do Sul, onde a revolução digital trouxe alguns resultados muito bons e outros muito ruins. Como se não bastasse, a produção ainda debate a iniciativa do exército americano, que passou a utilizar aviões controlados remotamente dos EUA nas guerras no Afeganistão e também no Iraque.

O efeito disso tudo reflete diretamente no presente em que estamos, porque você está agora em seu quarto, no escritório ou até mesmo na sala de aula e ao mesmo tempo está on-line em seu celular ou computador em alguma rede social ou enviando torpedos...

"Nação Digital" (Digital Nation – Life on the Virtual Frontier, 2010) foi produzido nos Estados Unidos pelo canal Frontline por Rachel Dretzin e Douglas Rushkoff, e tem uma hora e vinte e cinco minutos de duração, talvez até um pouco longo para um documentário, mas vale a pena se você se interessa pelo assunto. No Brasil, foi transmitido pelo canal GNT.


quarta-feira, 6 de junho de 2012

O Facebook e a Publicidade - eis a questão

Em uma pesquisa online realizada pela Reuters/Ipsos entre 31 de maio e 4 de junho nos Estados Unidos, 21 por cento dos entrevistados afirmam não ter uma conta no Facebook. Além disso, 80% dos usuários do Facebook jamais adquiriram um produto ou serviço como resultado de anúncios ou comentários encontrados no site de redes sociais.


A pesquisa também revelou que 34 por cento dos usuários do Facebook consultados dedicam menos tempo ao site agora do que há seis meses, enquanto apenas 20 por cento ampliaram seu tempo de uso.




As conclusões exaltam as preocupações dos investidores sobre a capacidade de faturamento do Facebook, o que resultou em queda de 29 por cento nas ações da companhia desde a estreia na bolsa, no mês passado, reduzindo o valor de mercado da empresa em cerca de 30 bilhões de dólares.


Os 900 milhões de pessoas que utilizam e frequentam a rede social fazem do Facebook um dos mais populares sites da Internet. Mesmo assim, nem todo mundo está convencido de que a companhia conseguiu descobrir como traduzir sua popularidade em um modelo de negócios que justifique sua generosa avaliação de mercado, no mais recente sinal de que a companhia tem muito a fazer se deseja converter sua base de usuários em uma fonte de receita publicitária.


Para finalizar, a pesquisa não tinha o objetivo de verificar de que maneira outras formas de publicidade afetam o comportamento de compras. Um estudo conduzido em fevereiro pelo grupo de pesquisa eMarketer sugeriu que o Facebook tem desempenho pior do que e-mails ou marketing via mala direta no que tange a influenciar as decisões de compra dos consumidores.

A Invasão dos Computadores

Os computadores ja invadem cerca de 50% dos domicílios brasileiros, mas apenas 38% deles tem acesso à Internet.
A maioria dos computadores são desktops (computadores de mesa), cerca de 79% do total. Esta porcentagem no entanto caiu em relação à pesquisa de 2008, quando os PCs eram 94%.
 "Vemos claramente um processo de substituição de tecnologia. Os desktops estão sendo substituídos pelos portáteis", disse Alexandre Moreira, gerente do Cetic.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação).
Ao todo, 38% dos computadores das residências são portáteis (notebooks e netbooks).
No que diz respeito à presença de internet nas casas brasileiras, a porcentagem cresceu consideravelmente se comparada à pesquisa de 2010, apesar de ainda ser pequena - foi de 27% para 38%-. As principais razões apontadas  para o aumento do acesso foram o PNBL (Plano Nacional de Banda Larga)  e a expansão de infraestrutura das empresas. Considerou-se aqui como banda larga conexões com velocidade acima de 256 Kbts (kilobits por segundo).
O acesso móvel à internet também apresentou crescimento a ponto de a banda larga móvel (3G) ter superado pela primeira vez o acesso discado.  Em ordem, os principais tipos de conexão são:
banda larga fixa com 68%
Banda larga 3G com 18% 
Acesso discado com 10%.
O estudo foi feito entre outubro de 2011 e janeiro de 2012 em parceria com o Ibope Inteligência. A amostra foi feita em 25 mil domicílios com pessoas acima de dez anos de idade.
As informações foram divulgadas pelo CGI (Comitê Gestor da Internet) nesta quinta-feira (31). O levantamento busca dar um panorama sobre o uso de tecnologia da informação e comunicação no país.

Aumenta no Brasil o surgimento de celulares pré-pagos conectados à rede

O acesso à internet pré-paga via celular foi o grande impulsionador para o crescimento do número de usuários que se conectam à rede movel.
Segundo o estudo divulgado pelo CGI (Comitê Gestor da Internet) nesta quinta-feira (31), o número de celulares pré-pagos com acesso à internet cresceu de 5 milhões em 2010 para 18 milhões em 2011. No total, 89% dos celulares são pré-pagos, enquanto 11% são pós-pagos.
A pesquisa apontou que o grande motivador para o crescimento foi a internet móvel: 81% dos usuários informaram ter aderido ao plano pré em função da possibilidade de usar internet.

No ano de 2011,várias operadoras passaram a oferecer planos de internet com custo diário entre R$ 0,35 e R$ 0,50.

Segundo Juliano Cappi, do Cetic.Br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação), essa tendência de crescimento deve-se basicamente à questão do preço de planos.

Ainda segundo o levantamento, a internet móvel foi a atividade que mais apresentou crescimento entre usuários de celular. A porcentagem passou de 5% em 2010 para 17% em 2011. No ranking das principais atividades nos celulares estão:
Chamadas telefônicas (99%),
Envio de SMS (57%)
Envio de fotos e imagens (23%).

O estudo foi feito entre outubro de 2011 e janeiro de 2012 e contou com a ajuda do Ibope Inteligência. A amostra utilizada foi de 25 mil domicílios com pessoas acima de 10 anos.

terça-feira, 5 de junho de 2012

HowSociable

Quer descobrir em instantes a popularidade da sua marca nas redes sociais? O Multiple Screens testou a ferramenta disponível no site HowSociable.

Na versão de avaliação é possível verificar a popularidade da marca nas principais redes sociais como o twitter, o facebook, o youtube e o linkedin.

Para liberar novas métricas ao usuário e portanto estatísticas de outras redes sociais, é necessário fazer um rápido cadastro no site.

O que faz do serviço tão interessante é o fato de podermos clicar sobre as métricas para verificar os tópicos e as páginas mais mencionadas em uma determinada rede social.

Fazendo o upgrade para a versão paga do aplicativo conseguimos ainda acesso ao gráfico do histórico de popularidade da marca desde o lançamento do site em maio de 2008.

Das ferramentas de monitoramento de redes sociais, o HowSociable é sem dúvida uma das mais interessantes.

Acompanhe nas imagens abaixo o teste que fizemos com a marca de cerveja SKOL.

sábado, 2 de junho de 2012

Minha marca está nas principais redes sociais. E agora?

"Muito bem. Agora já temos um perfil no facebook. Só precisamos contratar um estagiário para começar a falar sobre a nossa marca ou produto nas redes sociais."

Provavelmente este é um exemplo típico de uma conversa entre diretores e gerentes de marketings na maioria das empresas quando o assunto é rede social.

Mas se você é gerente de marketing ou é analista de midia social, você tem a sorte de trabalhar em uma das áreas mais procuradas da internet. E se este for o seu caso, você sabe muito bem que isto é apenas a ponta do iceberg e portanto o início de um longo e árduo trabalho.

Se você é da área de comunicação sabe muito bem o que está faltando aqui. O feedback. O que o seu cliente ou potencial cliente está falando sobre a sua ação de comunicação, sua última campanha na mídia, nas redes sociais.

Hoje não existe um consenso sobre a melhor ferramenta disponível no mercado. O que sabemos é o seguinte: Estamos transmitindo uma mensagem aos principais públicos de interesse da marca. Algumas ferramentas nos possibilitam monitorar o que nossos consumidores estão falando sobre a nossa última campanha, nossa marca ou produto, ou seja, como esta mensagem foi recebida-percebida pelo consumidor.

E você como gerente de marketing, analista ou profissional de comunicação precisa saber o que estão falando e quantos estão falando para poder avaliar e medir o retorno sobre uma determinada ação de comunicação, isto é, se você teve sucesso ou fracasso. Se a lembrança da marca aumentou, se o novo produto agradou, se ele funciona corretamente, ou se ainda, ele entrega o que promete. Tudo pode ser avaliado e medido.

A essa altura você já deve ter percebido que estar nas redes sociais não é o suficiente. Você precisa monitorar o que estão falando da sua marca, campanha ou produto nas milhões de páginas espalhadas pela web. Você precisa saber qual o impacto que a sua marca possuí nas redes sociais e principalmente o impacto da sua marca em relação aos seus principais concorrentes.

Mas e agora? Qual ferramenta devo escolher? Preparamos uma lista com as principais ferramentas disponíveis hoje no mercado. Todas possuem pontos fortes e fracos. Não existe ainda uma ferramenta ideal.

1. Google Analytics - Social Report
2. HootSuite
3. Reputation
4. SocialMention
5. Radian6
6. Sysomos
7. Beevolve
8. SocialSeek
9. TweetDeck
10. BrandWatch

Realidade Aumentada: Anúncio Boticário

O Boticário inovou em um anúncio impresso de página dupla permitindo que o leitor interagisse com o anúncio para obter informações adicionais por meio de seu iPhone.

Ao digitar o endereço em seu browser e posicionar o iPhone no local indicado pelo anúncio, iniciava um vídeo com o making of da maquiagem do olho da modelo, permitindo ao leitor acompanhar do início como a maquiagem havia sido feita e o resultado final obtido pelo uso do produto.

Além da interação com o produto e com a marca pela utilização do iPhone no anúncio, a experiência interativa proporcionada pela realidade aumentada traz ainda outro benefício para a marca: comprova os reais benefícios oferecidos/vendidos ao consumidor por meio do anúncio.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pinterest: A mais nova rede social!

Quer descobrir um jeito novo de compartilhar e armazenar tudo o que você encontra de interessante na web?

Se você ainda não sabe qual é a resposta, você precisa conhecer o Pinterest. A rede social que está "bombando" nos Estados Unidos e que também já começou a ganhar usuários brasileiros.

Como funciona
O Pinterest trabalha com a criação de boards, que são pastas que você vai criando para organizar todo material que você achar interessante da web e quiser guardar.

Diferencial
Para poder salvar suas imagens, fotos e vídeos da web nas suas pastas do Pinterest você precisa instalar um plug-in no seu navegador. Depois de instalado, tudo o que você precisa fazer é clicar no botão "Pin It" instalado em seu browser para começar a guardar seu conteúdo favorito da web. Tudo organizado em pastas e com direito a descrição em até 500 caracteres.

Outras Redes
Com o pinterest você ainda pode compartilhar seus pins em outras redes sociais como o twitter e o facebook.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Google TV

Como já sabemos, o Yahoo Connected TV está disponível apenas em alguns países, o que torna o desenvolvimento de aplicativos nesta plataforma não tão atraente.

Para piorar a situação o seu concorrente é nada menos que o Google. Além dos aplicativos disponíveis para download, o Google TV já vem com o Chrome instalado. Não é necessário dizer que os aplicativos são baixados pelo Android Market e que tudo parece ter sido muito bem planejado e integrado. Com uma plataforma para desenvolvimento já conhecida dos desenvolvedores e com diversas opções de entretenimento, o Google TV aposta ainda na familiaridade do usuário com o seu browser para melhorar ainda mais a sua experiência de entretenimento online.

O Google TV aparece com a mesma tela de boas vindas disponível em seu browser, só que além dos sites podemos adicionar nossos programas favoritos acessando-os rapidamente e da mesma forma com que já fazemos na web.

No Google TV enqunato você navega na web buscando informações adicionais, o seu programa permanece aberto em uma janela menor por cima do navegador para você não perder nada enquanto navega.

Com uma área reservada somente para o acesso ao Youtube o Google TV parece completo.

E como já era de se esperar, tudo pode ser rapidamente encontrado por um sistema de busca integrado à programação da televisão que reconhece e identifica rapidamente os mais diferentes tipos de conteúdos e os exibe na tela.

sábado, 19 de maio de 2012

Uma experiência de entretenimento interativa

Ser multitarefa pode não tornar a pessoa mais produtiva, mas quando o assunto é entretenimento, a procura por dispositivos que permitem a realização de várias tarefas ao mesmo tempo torna-se indispensável.

O Broadcast Interactivity by Yahoo! Connected TV é uma ferramenta que possibilita a interação do usuário com o que está sendo transmitindo pela televisão. O que viabiliza esta interatividade entre o usuário e a programação é a plataforma disponibilizada pela Yahoo! que permite o desenvolvimento de aplicativos para a televisão, os TVWidgets.

Com esta ferramenta é possível interagir com a programação e com os comerciais, comprando itens que são exibidos durante um programa, solicitar informações adicinais sobre a exibição de um evento esportivo, ver mais imagens de um produto exibido no comercial ou até mesmo realizar sua compra.

Não importa se você está trabalhando ou se divertindo, o que importa é estar conectado à rede 100% do tempo. Isto é Yahoo! Connected TV.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Yahoo! Connected TV será a nova febre no mundo dos aplicativos?

Se aqui no Brasil os aplicativos para dispositivos móveis foram responsáveis pela criação de um mercado totalmente novo que tomou conta do mercado nacional nos últimos 3 anos, nos Estados Unidos o que parece estar fazendo bastante sucesso nestes últimos anos são os chamados TVWidgets.

Os TVWidgets são os aplicativos desenvolvidos para as TV'S com acesso a internet. Desta forma, é possível interagir com a internet em questões de segundos por uma infinidade de TVWidgets que se sobrepõe à tela da sua televisão em pequenas janelas retangulares que possibilitam acesso a diversos serviços da web como o twitter, o facebook, o flickr e o eBay.

A TV Conectada da Yahoo reune o melhor da web e o melhor da TV na maior tela da sua casa. Com um simples toque no botão do seu controle remoto você têm acesso instantâneo a todos os widgets instalados em sua TV.

Veja abaixo, mais informações no vídeo oficial do Yahoo!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Glossário de Internet

Arpa – agência formada em 1958 pelo departamento de defesa dos Estados Unidos com a missão de mobilizar recursos de pesquisa, principalmente do mundo universitário, com o objetivo de alcançar superioridade tecnológica militar em relação à União Soviética na esteira do lançamento do primeiro Sputnik em 1957. (A galáxia da Internet – Lições da história da Internet)

Arpanet – uma rede de computadores montada pela Advanced Research Projects Agency (ARPA) em setembro de 1969. A Arpanet era um pequeno programa justificado como uma maneira de permitir aos vários centros de computadores e grupos de pesquisa que trabalhavam para a agência compartilhar on-line tempo de computação. (A galáxia da Internet – Lições da história da Internet)

Comunidades virtuais – cultura das comunidades fontes de valores que moldaram comportamento e organização social.

Crackers – subculturas de um universo hacker muito mais vasto. (A galáxia da Internet – A Cultura da Internet)

Cultura da Internet – é a cultura dos criadores da Internet. Cultura é o conjunto de valores e crenças que formam o comportamento. (A galáxia da Internet – A Cultura da Internet)

Cultura empresarial – cultura dos empresário que investem dinheiro e trabalho para o desenvolvimento da Internet. (A galáxia da Internet – A Cultura da Internet)

Digitalização – Linguagem universal que permite tratar todos os tipos de informação sob um mesmo princípio. (linguagens líquidas na era da mobilidade – O texto em ambientes de hipermídia)

Hackers – cultura que diz respeito ao conjunto de valores e crenças que emergiu das redes de programadores de computador que interagiam on-line em torno de sua colaboração em projetos definidos de programação criativa. (A galáxia da Internet – A Cultura da Internet)

Hiperlink – conexão entre dois pontos no espaço digital, um conector especial que aponta para outras informações disponíveis e é o capacitador essencial do hipertexto. (linguagens líquidas na era da mobilidade – O texto em ambientes de hipermídia)

Hipermídia – junção do hipertexto com a multimídia, esta formada pela justaposição de textos, sons e imagens das mais diversas ordens. (linguagens líquidas na era da mobilidade – O texto em ambientes de hipermídia)

Hipertexto – são vínculos não lineares entre fragmentos textuais associativos, interligados por conexões conceituais(campos), indicativas(chaves), ou por metáforas visuais(ícones) que remetem, ao clicar de um botão, de um percurso de leitura a outro, em qualquer ponto da informação ou para diversas mensagens, em cascatas simultâneas e interconectadas. Depois de algum tempo, o hipertexto passou a coabitar com os multimeios, misturas de sons, ruídos, imagens de todos os tipos, fixas e animadas, configurando os ambientes de hipermídia. (linguagens líquidas na era da mobilidade – O texto em ambientes de hipermídia)

Internet – é um sistema automatizado de informação. (Pensar a Internet – Dominique Wolton)

Informação – um segmento ligado a um conjunto de conhecimentos. (Pensar a Internet – Dominique Wolton)

Internet Explorer – navegador criado em 1995 pela Microsoft lançado junto do Windows 95. (A galáxia da Internet – Lições da história da Internet)

Links – são os tijolos básicos da construção do hipertexto. Consistem em geral naquilo que cabe em uma tela. (linguagens líquidas na era da mobilidade – O texto em ambientes de hipermídia)

Linux – criado em 1991, é um sistema operacional baseado no UNIX, distribuído gratuitamente pela Internet. (A galáxia da Internet – Lições da história da Internet)

Memex – ou memory expander, é um dispositivo no qual uma pessoa arquiva todos os seus livros, discos e comunicações através de um mecanismo que pode ser consultado com velocidade e flexibilidade. (linguagens líquidas na era da mobilidade – O texto em ambientes de hipermídia)

MILNET – criado em 1983, é uma rede independente para usos militares específicos. (A galáxia da Internet – Lições da história da Internet)

Navegação – processo interativo que responde as nossas escolhas com o potencial de rastrear um vasto mundo de informações. (linguagens líquidas na era da mobilidade – O texto em ambientes de hipermídia)

Netscape Navigator – primeiro navegador comercial disponível na Net em outubro de 1994. (A galáxia da Internet – Lições da história da Internet)

Receptor – o usuário final de cujas expectativas e aderência aquilo que lhe é proposto jamais se está certo. (Pensar a Internet – Dominique Wolton)

Reticularidade – refere-se ao diagrama do hipertexto que se caracteriza como uma estrutura com o formato de uma rede. (linguagens líquidas na era da mobilidade – O texto em ambientes de hipermídia)

Sinal digital – é o fluxo de bits estocado em um disco laser e agrupado em pacotes, sendo suscetível de ser tratado por qualquer computador. (linguagens líquidas na era da mobilidade – O texto em ambientes de hipermídia)

TCP/IP – Inicialmente apenas TCP, criado em 1973 como um projeto do protocolo de controle de transmissão padronizado. Mais tarde, em 1978, foi modificado e acrescentado a ele um protocolo intra-rede(IP), o que gerou o protocolo TCP/IP, padrão segundo o qual a Internet continua operando até hoje. (A galáxia da Internet – Lições da história da Internet)

Tecnoelites – cultura da crença ao desenvolvimento científico e tecnológico como um elemento decisivo no progresso da humanidade. (A galáxia da Internet – A Cultura da Internet)

Topologia – manutenção do todo independente das ações que o sistema possa sofrer. O fato de não acessar um dos conteúdos, não significa ignorar a sua existência, não altera a compreensão do todo ao término da experiência. (linguagens líquidas na era da mobilidade – O texto em ambientes de hipermídia)

Www – sigla referente a world wide web, criado em 1990, é um programa navegador/editor. Esse software de navegador da web foi lançado na net em agosto de 1991. (A galáxia da Internet – Lições da história da Internet)